Nota Nacional 04/2023
A OSL se solidariza às famílias da Ocupação Nestor Makhno, em Massapê, no Ceará, despejadas pelo batalhão de choque da PM, no último dia 06, a mando da justiça, mesmo antes da inspeção judicial que estava marcada para o dia 14. O despejo é mais um retrato de como o Estado está a serviço dos grandes proprietários e contra as famílias pobres que apenas buscam uma vida digna.
A Ocupação Nestor Makhno é organizada pela Organização Popular Terra Liberta. As famílias estavam desde abril no local, em uma fazenda que estava abandonada havia 30 anos. Com muito esforço, os ocupantes iniciaram plantações e criação de animais para sobreviverem de forma digna. Em junho, a justiça determinou a reintegração de posse com o uso de polícia, sem qualquer alternativa para as famílias, nem da justiça, nem da prefeitura, nem do governo do estado. O despejo matou animais, destruiu as plantações e objetos pessoais das famílias.
Manifestamos nosso apoio às famílias despejadas, e denunciamos a omissão do governo de Elmano de Freitas (PT), mais uma prova de que governo nenhum está a favor das reais necessidades da classe trabalhadora.
OSL, 10 de dezembro de 2023