Revolta na Indonésia: “A democacia liberal não pode ser reformada!”

Divulgamos tradução para o português de nota da Perhimpunan Merdeka - Makassar (Associação Livre - Makassar), da Indonésia, sobre a situação política do país. A apresentação a seguir é da organização Forum voor Georganiseerd Anarchisme (Fórum para o Anarquismo Organizado), dos Países Baixos.

Fórum para o Anarquismo Organizado:
"Grande revolta nacional na Indonésia contra uma tomada de poder feudal autoritária do presidente, que colocou o seu próprio filho e familiares em vários cargos estratégicos e pressionou o parlamento para facilitar a sua concentração de poder, tentando estabelecer uma nova dinastia. Recentemente, o parlamento tentou aprovar o projeto de lei sobre as eleições regionais para a candidatura do seu segundo filho como governador. As pessoas estão fartas e, nos últimos três dias, os protestos explodiram por todo o lado. Anarquistas estão na linha da frente."

Nota da Associação Livre - Makassar:

Não sejam ingênuos! A democracia liberal não pode ser reformada!

É verdade! a Indonésia está numa situação de emergência, não devido a catástrofes naturais ou guerras, mas sim a uma situação que pode levar a Indonésia a tornar-se o próximo Bangladesh!

Todos nós compreendemos que eles podem criar e revogar as regras que quiserem. Não há necessidade de resmungar e de se queixar. As elites podem fazê-lo porque o sistema o apoia. Não vale a pena falar da moral e da ética das elites, afinal de contas a nossa política é assim. Glorificar a democracia, defendê-la e tentar higienizá-la, não nos leva a lado nenhum. Porque esta é, de fato, a forma mais eficaz de as elites se manterem no poder, sem terem de se tornar “ditadores”.

A democracia que defendemos não é a democracia que nos dá o poder de determinar o nosso destino. A democracia pela qual lutam só dá legitimidade àqueles que têm acesso ao círculo do poder.

Porque somos o povo mendang-mending, que é esmagado por problemas econômicos diários, salários desumanos, ameaças de despejo, perda forçada de terras consuetudinárias e de terras cultivadas, e um sistema educativo cada vez mais absurdo, temos de ter um sonho diferente do das elites. Temos de quebrar a cadeia de opressão das nossas mentes, pensando em plataformas democráticas que sejam verdadeiramente democráticas e que estejam sob o nosso controle.

Devemos, portanto, restaurar a política como a gestão direta dos assuntos públicos, pelos cidadãos, através de instituições democráticas, especialmente sob a forma de conselhos de cidadãos, conselhos de trabalhadores, conselhos de agricultores, etc. Temos de voltar a fazer política em espaços abertos, nas esquinas das ruas, nos parques, nas bancas e nos espaços públicos. As pessoas reunir-se-ão espontaneamente na praça, ou no salão da aldeia, dando início a uma reunião geral para discutir os seus problemas e decidir sobre uma linha de ação.

Estas instituições democráticas devem ser abertas, políticas e baseadas na democracia direta. A ideia básica é simples: todos devem poder representar-se a si próprios e o processo político deve poder ter lugar ao mais pequeno nível (comunidade, local de trabalho, escola, bairro, etc.). Na democracia direta não são necessários “representantes” e todas as decisões são tomadas a partir de baixo. Por conseguinte, não precisamos de um grupo de elites para nos representar. É este o verdadeiro significado de recuperar a soberania, de a colocar de novo nas mãos do povo!

Este processo político permite que a política e a democracia se realizem sem intermediários e que as pessoas se liguem a tudo o que está relacionado com a sua vida quotidiana e se tornem verdadeiros sujeitos políticos. Por outras palavras, eles representam-se a si próprios.

Só através do estabelecimento destas formas de auto-organização é que o embrião de uma verdadeira mudança social pode ser cultivado para substituir esta ordem social decadente.

CONSTRUIR O PODER DO POVO!
CONSTRUIR O SOCIALISMO LIBERTÁRIO!

Associação Livre - Makassar

Fontes: https://perhimpunanmerdeka.wordpress.com/2024/08/24/jangan-naif-demokrasi-liberal-tidak-bisa-direformasi/
https://www.instagram.com/perhimpunan.merdeka/
https://forumvooranarchisme.nl/en/post/international-uprising-indonesia-against-a-feudal-power-grab-by-the-sitting-president-and-his-family