Youtube censura ‘A Nova Democracia’. Nossa solidariedade ao jornal!

A Organização Socialista Libertária (OSL) manifesta solidariedade ao jornal A Nova Democracia, que no dia 15 de janeiro teve seu canal removido do ar pelo YouTube, sendo que, no dia anterior, a plataforma havia desmonetizado o canal. O YouTube alega que A Nova Democracia não seguia a “política de não publicar conteúdo de organizações criminosas e extremistas violentas”. O resultado desta arbitrariedade, sem nenhum aviso prévio, foi a impossibilidade de acessos aos mais de 15 anos de produção audiovisual, coberturas e notícias relacionadas aos conflitos no campo do Brasil e outros conteúdos e ações de solidariedade às lutas populares, como as do povo palestino.

É grave a censura cometida pelo YouTube, que pertence ao Google, deixando claro o alinhamento da empresa com mentiras das diretrizes do Departamento de Estado estadunidense, que classifica como terroristas os povos e grupos que se organizam por soberania e combatem o imperialismo. Mesmas diretrizes que as empresas burguesas de comunicação do Brasil também reproduzem incondicionalmente, o que fortalece, entre outras coisas, políticas genocidas como as praticadas pelo sionismo contra o povo palestino.

Esta censura do YouTube e Google também reforçam o alerta sobre o monopólio e poder que estas e outras empresas estadunidenses têm sobre a comunicação e as redes sociais mundiais. Boa parte dos conteúdos e da produção da esquerda e de movimentos sociais está alocada nestas plataformas, que, de uma hora para outra, podem sofrer ataques e censuras semelhantes. É notório que os proprietários e acionistas destas empresas coadunam e colaboram com setores da extrema-direita, com o trumpismo e a sanha do neoliberalismo que está destruindo o mundo e só quer lucro submetendo o povo à exploração e miséria. Por isso é importante construir uma política de regulamentação das redes sociais pautada pelos movimentos populares, e mais do que isso, a luta contra o imperialismo e suas ações de desestabilização, manipulação e golpes, como as que sofremos na América Latina.

Contra a censura das plataformas privadas e todo apoio à comunicação popular!

Organização Socialista Libertária

Janeiro de 2025