16 de fevereiro: todas e todos às ruas por um futuro sem exploração

O dia 16 de fevereiro será marcado pela luta popular contra a jornada de trabalho extenuante e por vida digna para a classe trabalhadora. Não aceitamos mais um modelo de exploração que sacrifica nossa saúde, nosso tempo e nossas vidas para enriquecer os patrões. Chegou a hora de construirmos, com independência de classe e solidariedade, um forte movimento de base pelo fim da jornada 6x1 e pela redução da carga horária para todos e todas, sem redução nos salários.

É hora de transformar a indignação em mobilização nas ruas! Em todos os cantos do país, precisamos construir atos, greves e ações de agitação e propaganda preparativas, para que essa pauta chegue cada vez mais para aqueles que sofrem diretamente com jornadas abusivas e precarização do trabalho.

As vitórias da classe trabalhadora são feitas através da luta direta e não na esperança por concessões governamentais. O governo atual, que diz defender as classes oprimidas, e as grandes centrais sindicais atreladas aos patrões têm se omitido vergonhosamente frente às reivindicações mais urgentes da classe trabalhadora. Alguns sindicatos, como o dos Comerciários de Porto Alegre/RS, chegaram a assinar acordos que aprofundam a exploração, como a infame jornada 10x1 na rede Zaffari.

Nos somamos ao chamado da construção do dia 16 e nos colocamos junto para impulsionar essa luta. É necessário organizar reuniões locais para construir os atos! Dialogar nos locais de trabalho, moradia e estudo para ampliar a mobilização!

O 16 de fevereiro precisa ser um episódio relevante para a luta por condições dignas de trabalho e por tempo para viver!

Pelo fim da jornada 6x1! Pela redução da jornada de trabalho sem redução de salário! Por uma sociedade autogerida, sem exploração e sem patrões!

Organização Socialista Libertária

Fevereiro de 2025.