A OSL manifesta sua total solidariedade às 901 famílias da Favela do Moinho, última favela do centro de São Paulo, que neste momento enfrentam mais uma grave ameaça de remoção forçada. Denunciamos a política de terra arrasada que vem sendo implementada pelo governo de São Paulo sob a gestão de Tarcísio de Freitas, do Republicanos, que tem pressionado para desocupações sem garantir reassentamento digno, definitivo e adequado.
Rejeitamos a criminalização do território do Moinho e a manipulação da narrativa da "guerra às drogas" como justificativa para remoções que atendem a interesses de reestruturação urbana e especulação imobiliária – projetos conduzidos sem transparência e em desrespeito à permanência histórica da comunidade. Rejeitamos também as soluções habitacionais inadequadas, que excluem a maior parte das famílias e não garantem o direito à moradia digna.
Nos solidarizamos com a luta dos moradores do Moinho, que, com coragem e organização, seguem resistindo para defender o direito de permanecer no território que constroem há mais de 30 anos, lutando contra as injustiças e reivindicando moradia digna no centro, frente aos sucessivos governos de turno.
Convidamos todas e todos a se somarem às atividades organizadas pelos moradores:
📢 ASSEMBLEIA DOS MORADORES DO MOINHO
🗓️ 12 de abril de 2025 (sábado)
🕕 18h
📍 Na favela do Moinho
✊🏽 ATO EM DEFESA DO DIREITO À MORADIA E CONTRA A REMOÇÃO
🗓️ 15 de abril de 2025 (terça-feira)
🕓 16h
📍 Concentração na favela do Moinho
Todo apoio à luta do Moinho! Contra todos os despejos, por moradia digna para todos/as!
Organização Socialista Libertária
Abril de 2025