Sem diálogo, governo Zema quer despejar ocupação do Antigo DOPS, em BH! Memorial resiste!

O antigo DOPS em Belo Horizonte foi um dos maiores centros de tortura durante a ditadura militar. Uma ampla mobilização lutou para que o local fosse transformado em um Memorial dos Direitos Humanos, que, mesmo depois de aprovado em diferentes instâncias (com uma lei sancionada há 25 anos), o projeto nunca foi efetivado. Em 1º de abril, no aniversário do golpe de 64, movimentos sociais ocuparam o prédio para cobrar do governo de Minas Gerais a efetivação da proposta.

Na última sexta-feira, dia 09, o governo Zema (Novo) judicializou a ocupação e teve autorizada a realização do despejo, demonstrando mais uma vez sua política autoritária. O governador, um dos nomes mais idolatrados pela extrema-direita, prefere mais um prédio abandonado no centro da capital mineira a transformá-lo em local de memória dos horrores da ditadura e da luta por direitos e liberdade.

A OSL se junta à resistência para que o Memorial dos Direitos Humanos seja definitivamente implementado, para que os crimes da ditadura nunca sejam esquecidos nem perdoados, e para que seja sempre lembrada a memória das lutas de todas as pessoas que resistiram.

Convocamos a todas as pessoas que compareçam à Av. Afonso Pena, 2351, no Centro de BH, e se somem à resistência contra o despejo! Doações solidárias de alimentos e água potável são muito bem-vindas!

DITADURA NUNCA MAIS!
POR MEMÓRIA, VERDADE E JUSTIÇA!
VIVA A REVOLUÇÃO SOCIAL!
VIVA O ANARQUISMO EM LUTA!

Organização Socialista Libertária
Maio de 2025