NASCE A OSL!
Com muita satisfação, anunciamos a fundação da Organização Socialista Libertária (OSL), organização política anarquista nacional, que nasce como um desdobramento de quase três décadas de construção do especifismo no Brasil.
A OSL foi fundada em 09 de julho deste ano, em São Paulo, como resultado da
primeira sessão do Congresso conjunto realizado pela militância da Federação
Anarquista do Rio de Janeiro (FARJ), pela Organização Anarquista Socialismo Libertário
(OASL), pela Rusga Libertária e pelo Coletivo Mineiro Popular Anarquista
(COMPA), além de militantes de outras localidades do Brasil. As organizações
estaduais dissolvem-se, e passamos a construir uma única organização política
anarquista, com a proposta de atingir todas as regiões do Brasil.
Reivindicamos o dualismo organizacional, ou seja, anarquistas atuando nos movimentos populares (nível social) e também na organização política específica (nível político). No nível social, nossa proposta se aproxima das formas históricas do sindicalismo revolucionário; no nível político, ela possui referência nas formas históricas de organizações homogêneas e programáticas: o plataformismo e o especifismo.
Na OSL, atuamos para investir na construção e participação regular e permanente de/em movimentos populares, com um programa claro e definido. Para conformar uma força política real, que possa recolocar o anarquismo como ferramenta de intervenção nas lutas das classes oprimidas. Também defendemos romper com o principismo, lidando concretamente com a realidade, ao atuarmos como "peixe dentro d'água" em meio à classe trabalhadora. Além disso, propomos abandonar definitivamente o sintetismo, em favor de uma posição organizativa programática, com unidade teórica, ideológica, prática, com responsabilidade e disciplina coletiva.
Leia o nosso Manifesto de Fundação e outros documentos: www.socialismolibertario.net.
Pelo avanço do anarquismo organizado no
Brasil!
Viva a OSL!